Bonecos de chefe e de líder | Diferença entre ser chefe e ser líder

As palavras chefe e líder são muitas vezes usadas como sinônimos, mas possuem significados totalmente diferentes. Entenda melhor o conceito de cada uma delas e descubra as principais características de um chefe e de um líder!

O que é um chefe?

Pode-se chamar de chefe todo profissional que comanda sua equipe por meio de ordens e tons totalmente autoritários, não ouvindo e nem conversando com seus funcionários.

A principal característica de um chefe é a centralização de poder. Ou seja, ele não se preocupa em desenvolver seu time ou assumir as responsabilidades e os erros da equipe.

O chefe tende a ser uma pessoa mais apática, fã de processos burocráticos e de fluxos de trabalho que não estimulam a criatividade e o senso crítico dos profissionais que trabalham consigo.

Além disso, o chefe não é leal ao seu time e leva todo o mérito pelos resultados positivos obtidos pela equipe. Por último, é importante mencionar que, normalmente, o chefe só ocupa a sua posição pelos anos de experiência na empresa e não necessariamente por seu perfil de liderança.

O que é um líder?

O líder tem características totalmente opostas às do chefe. Ele é flexível com seus funcionários, faz reuniões frequentemente para receber um feedback da equipe e se empenha para melhorar o trabalho do time.

Ele pensa no desenvolvimento e no bem-estar dos profissionais. Se responsabiliza pelas falhas da sua equipe e, quando o resultado é positivo, divide o mérito com todos os envolvidos.

Outra característica presente no líder é o seu comportamento ético. Quem tem perfil de liderança age sempre com base em seus princípios e não prejudica os demais funcionários para alcançar seu objetivo.

Além de tudo isso, o líder sabe ouvir, capacita continuamente seu time, contrata pessoas por seu perfil, soluciona os problemas da equipe internamente, é resiliente, empático, delega as funções e estimula a criatividade, não sendo fã de processos metódicos e irrelevantes.

Como se tornar um líder de sucesso?

Para alcançar o sucesso como líder e gerenciar uma equipe com qualidade, tornando-se um excelente profissional, é indicado seguir algumas dicas.

  • Desenvolva seus talentos: é primordial que os profissionais que querem tornar-se líderes foquem no desenvolvimento dos seus talentos, sejam eles natos ou não. É importante trabalhar em características como a comunicação, senso de responsabilidade, organização e criatividade. Todos esses atributos contribuem, e muito, para que o profissional se torne um líder de alta performance e consiga gerenciar sua equipe com eficiência.
  • Trabalhe em equipe: também é essencial trabalhar em grupo e aprender a compartilhar conhecimentos e chegar a um consenso. Saber atuar em equipe é extremamente importante para aqueles que pretendem alcançar a liderança em uma empresa.
  • Procure um coach: uma última dica é procurar orientação especializada para o desenvolvimento do futuro líder. Buscar um coaching profissional pode ser a solução para alcançar o tão sonhado cargo de maneira mais rápida. O coach consegue orientar o profissional e indicar quais são as melhores maneiras para desenvolver sua capacidade, ser admirado e obter os resultados que tanto procura. Vale lembrar que o trabalho realizado por um coach é totalmente individual e feito sob medida, de acordo com as expectativas, necessidades e desejos de cada profissional. As sessões são feitas de maneira personalizada e muito eficiente. Também é válido ressaltar que, além de ajudar no desenvolvimento da carreira, o coach pode contribuir para a melhora da autoestima, da comunicação, fortalecimento do poder de decisão, entre outras vantagens significativas e que contribuem para a vida pessoal e profissional.
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