Entenda a diferança entre coashing e autoajuda - FEBRAP

Muitas pessoas confundem coaching com autoajuda. Na verdade, estas são ideias diferentes para propostas totalmente distintas. Vamos mostrar neste artigo quais são as principais diferenças entre eles e reforçar como um coach pode te auxiliar no desenvolvimento da sua carreira.

Este é um momento oportuno não só para entender em quais pontos os dois conceitos se diferem, mas, também, para esclarecer sobre as divergências confundidas pela população, quando os assuntos em pauta são: terapia, consultoria e mentoring, por exemplo. Confira!

A autoajuda como uma troca de experiências

Na prática, a metodologia da autoajuda consiste em um processo de evolução por meio das próprias experiências, que são compartilhadas com outras pessoas, para que haja uma evolução mútua. É como um compartilhamento de experiências, com o intuito de ajudar as pessoas a evoluírem e buscarem inspiração em histórias de superação.

É preciso levar em consideração, que esse método não deve suprir a necessidade terapêutica de todo e qualquer indivíduo, tendo em vista que não é uma técnica individualizada como uma terapia.

O relevante papel do coaching

Diferentemente da autoajuda, o coaching é o processo de percepção de um problema e do desenvolvimento de uma solução prática e realista baseada no autodesenvolvimento.

Também é mais profissional, direcionado, voltado para o desenvolvimento com resultados em escalas maiores, e não se baseia em uma única experiência. Além disso, esse não é um procedimento que busca encontrar traumas individuais, analisar o passado das pessoas ou identificar a origem de problemas com base nas identificações psicológicas.

Por ser o coaching um trabalho que ocorre durante um curto período de tempo, em meio a fase de desenvolvimento há um foco em habilidades, competências e objetivos, para que no futuro haja maior autonomia por parte dos respectivos clientes em relação a liderança de seus próprios destinos, tomadas de decisão tanto na vida pessoal, quanto na profissional, tratando-se, portanto, de um processo de orientação para a conquista do desenvolvimento humano.

Coaching X Consultoria

A técnica de capacitação profissional ou pessoal se difere de uma consultoria clássica, porque na consultoria o consultor funciona como um solucionador de problemas, centralizando todas as ações. No coaching, a dinâmica é outra, pois o cliente e o coach estabelecem uma parceria, e assim é possível obter o desenvolvimento esperado.

Coaching X Mentoring

O Mentoring é uma prática na qual existe o papel do mentor, que tem a função de ensinar uma tarefa profissional para alguém. O coaching não oferece respostas diretas, mas estimula a reflexão e o autoconhecimento, a fim de que seja possível encontrar soluções e caminhos para o pleno desenvolvimento.

Outras diferenças entre as metodologias

Enquanto a autoajuda é bastante teórica, com uma abordagem muito inspiradora e teorias muito bem elaboradas para incentivar o maior número de pessoas a seguir o caminho apresentado, o coaching é um processo de ação, com movimento, etapas bem definidas e identificação dos recursos necessários para realizar certas tarefas.

Outra diferença é que o coach está ao lado do cliente em todas as etapas do desenvolvimento, quando as dúvidas surgirem ou quando for necessário tomar decisões. Enquanto no coaching existe uma parceria, na autoajuda, na maioria dos casos, tem alguém de “sucesso” que ensina o melhor caminho, que muitas vezes pode dar certo, mas onde o resultado desejado não é garantido, já que é um método mais distante daquele que se propõem a consumir o conteúdo.

É como se a autoajuda fosse uma “receita de bolo”, que atua como metodologia de desenvolvimento generalizado, e depende da adaptação de cada pessoa aos conceitos apresentados.

De maneira mais resumida pode-se destacar as seguintes diferenças:

Coaching: identifica o problema de um cliente e estabelece um plano de ação para solucioná-lo.
Autoajuda: não apresenta este enfoque individualizado.

Onde encontrar um coach

A FEBRAP, uma das empresas que trabalham com coaches especializados no mercado, pode te ajudar a encontrar o profissional ideal para lidar com as suas necessidades e te impulsionar para uma vida com mais autonomia e organização!

Entre em contato e dê hoje mesmo o start para uma nova realidade de sucesso!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *